A máquina de bordado tem que estar sempre limpa, lubrificada e regulada, para que possa manter a qualidade e a produção.
A regulagem ideal e correta das linhas na sua máquina, seria de 70% de linha de bordado, e 30% de linha de bobina, com uma tensão aproximada de 300gf na linha de cima, e 300gf na linha de baixo (linha da bobina).
Usar sempre o ar condicionado, pois a umidade do ar arrebenta a linha de bordado, pois a deixa mais pesada, e diminui a sua lubrificação, prejudicando assim o seu desempenho.
Observe como em dias chuvosos a máquina parece bordar menos. As linhas devem ser armazenadas em um local fresco e seco, a fim de manter suas características originais.
Ao se falar de qualidade, é necessário dizer que bordado de qualidade necessita de linha de qualidade. Em especial, linha metalizada tem que ser de muito boa qualidade.
A linha metalizada não deve ser aplicada em áreas grandes de tatami, e sim apenas em letras e detalhes, para valorizar o bordado, mas sem causar superfaturamento e tornar o custo da peça muito alto e inviável.
Para produzir bordados de aparência artesanal, usar linha composta por 30% de fio de poliéster e 70% de fio de algodão, semelhante à linha usada para costura. A linha normal de bordado com brilho é composta pela maior parte de poliéster.
A qualidade da entretela tem que ser boa, para manter a sua função básica de segurar o tecido e dar sustentação ao bordado.
Na preparação das peças,obedecer as regras básicas, como encaixar o anel do bastidor de bordado até o final, de maneira uniforme, para que o tecido não fique subindo e descendo com o trabalho da máquina.
É muito comum operadores que se dizem experientes apertar ao máximo a regulagem dos bastidores, buscando peças mais firmes, e com isso não conseguir pressionar o anel interno do bastidor até o final, causando desta forma resultados negativos.
Sempre que possível, evitar os cortes de linha desnecessários. A máquina permanece parada, em média, 6 segundos por corte. Isso se não escapar nenhuma linha. Lembre-se, máquina parada=prejuízo; máquina bordando=lucro.
Tudo isso está relacionado diretamente à produção, portanto faça o seu trabalho o mais perfeito possível, pois o trabalho mais caro que existe, é aquele que precisa ser refeito.