Como faço para o bordado ficar mais bonito

Como faço para o bordado ficar mais bonito?

O que vai fazer  seus bordados se destacarem dos da concorrência e arrancar elogios de seus clientes é sem dúvida a aparência profissional.
Para se produzir um bordado de excelente qualidade é preciso seguir alguns cuidados, que juntos vão fazer toda a diferença no resultado final.

Segue uma pequena lista do que voce vai precisar:

  • Manter sempre o local de trabalho limpo e organizado.
  • Máquina em boas condições, com a manutenção em dia e bem lubrificada.
  • Utilizar materiais de boa qualidade, como as linhas , agulhas e entretelas de suporte.
  • Todas as linhas passadas de forma correta e organizada.
  • Regulagem correta da tênsão(aperto) das linhas, tanto as de cima como a de baixo(bobina).
  • Utilizar o menor bastidor possível, de acordo com o tamanho do bordado.
  • Encaixar as peças no bastidor com perfeição, com o tecido esticado e bem preso, sem folgas ou emendas na entretela.
  • Usar a quantidade e tipo de entretela ideal para cada tecido.
  • Evitar ao máximo retirar o bastidor da máquina antes de terminar o bordado, e quando precisar, fazer isso com extremo cuidado, para não movimentar o tecido.
  • Usar o tipo de linha e agulha certa para cada tipo de trabalho.
  • Utilizar uma matriz (programa) de qualidade e boa procedência, e compatível com o tipo de tecido a ser bordado.
 
Que tal ler um pouco mais sobre cada um destes itens, e assim melhorar a qualidade final dos nossos bordados?
 

Local de Trabalho:

Como não poderia ser diferente, a organização e limpeza  é fundamental tambem no setor dos bordados.
Isso vai evitar surpresas desagradáveis, como algum  acidente, ou ainda desperdício de material e desgaste prematuro de seu equipamento, além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável.
Independente da quantidade de espaço que voce tem, o mais importante é que seja um local seco e arejado, livre de poeira e tambem com uma boa iluminação.
Manter os bastidores organizados, separados por tamanhos e com fácil acesso, e as linhas separadas por cores e em local especial, bem longe de qualquer tipo de umidade. 
 

Máquina de bordado:

Se voce possui uma máquina doméstica, talvez não tenha um ritmo de trabalho tão intenso, mas deve ficar atento a qualquer ruído fora do normal, que pode indicar falta de lubrificação.
Estude bem o manual, para conhecer bem os recursos que ela oferece, aprenda como regular e a forma correta de operação.
Tanto as maquinas de bordado domésticas como as profissionais utilizam componentes eletrônicos sensíveis, que devem ser preservados.
Em ambiente industrial, onde as máquinas trabalham por longos turnos, ou até em ritmo 24 horas, é insdispensável o uso de ar condicionado.
Devem ser lubrificadas regularmente, nos pontos indicados pelo fabricante e de acordo com o tempo de horas em trabalho.
A limpeza periódica é fundamental, podendo utilizar ar comprimido, desde que o sistema possua algum dispositivo para retirar toda a umidade do compressor.

 

Boas práticas no sistema de produção:

Apesar da maioria das empresas e bordadores autônomos utilizarem um padrão com o mesmo tipo de agulha e linha em qualquer trabalho, essa não é a forma correta.
 A simples utilização de uma agulha mais fina em determinado serviço, pode melhorar muito a definição de algum detalhe ou bordado pequeno.
Para letras muito pequenas, tambem pode-se usar uma linha mais fina, (calibre 150) no lugar da convencional de calibre 120.
Pequenos detalhes, mas que vão fazer toda a diferença no resultado, e vão determinar a qualidade do seu serviço.
Outra coisa de suma importância é o encaixe das peças no bastidor, que deve ser feito de maneira firme, com o tecido plano e esticado, mas não puxado em excesso.
Se voce esticar muito o tecido de maneira que ele venha a se deformar, quando for retirar do bastidor depois de pronto, pode ficar enrugado e com o bordado todo torto ou inclinado.
A entretela não pode ser menor que o bastidor, ou ainda muito pequena, quase sem sobra, pois desta forma não vai cumprir a sua função de dar sustentação ao bordado e evitar o deslocamento do tecido.
A regulagem de tênsão das linhas precisa estar correta, para que os pontos fiquem bonitos e a máquina trabalhe normalmente.
Uma regulagem errada pode causar varios defeitos, como pontos levantados ou soltos, embolar a linha, linha da bobina aparecendo do lado de cima ou falha de pontos.

 

A matriz de bordado utilizada:

Matrizes mal feitas podem causar muita dor de cabeça e desperdiçar seu tempo e material, por isso use somente matriz de bordado de qualidade.
Neste ponto,  a quantidade de experiência, e de  conhecimento do seu programador, é o que importa.
Além de prejudicar a aparência do seu bordado, uma matriz ruim pode aumentar muito o tempo de produção, causar quebra de agulhas, ou desperdiçar linha, podendo até vir a inutilizar as suas peças ou causar defeitos na sua máquina.
Exceto em alguns casos, a matriz deve ser feita especialmente para o tipo de tecido que vai ser bordado, pois cada tipo de tecido necessita de um tipo de cuidado e de regulagens diferentes.
Em toda matriz de bordado é necessário definir diversas variantes, como por exemplo tipo de pontos de suporte, comprimento e densidade dos pontos, compensação de encolhimento, e outras coisas mais , de acordo com cada situação.
Tudo isso requer bastante cuidado e planejamento, para que a máquina trabalhe da melhor forma, com menos desgaste, menos consumo de material e mais qualidade no produto final.