Que tipo de linha devo utilizar em meus bordados

Que tipo de linha devo utilizar em meus bordados?

Muitas pessoas ainda tem dúvida em qual tipo de linha de bordado é melhor, pois existe uma grande variedade de marcas e composições.
Para que o seu bordado fique com o visual mais bonito e profissional a escolha da linha certa para cada situação é indispensável.
Se a sua máquina não possui nenhum acessório adicional para bordado com técnicas especiais, ela vai trabalhar o tempo todo com basicamente dois tipos de fio:
  • Linha de baixo, chamada de linha de bobina 
  • Linha de cima, chamada de linha de bordado
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre qual a função, os tipos, a composição e a aplicação para cada uma delas:

 

Linha de baixo, a linha da bobina

Vamos começar falando sobre a linha de bobina, por ser a que tem menos diferenças, e a que tem aplicação mais simples.
É a linha que fica na parte de baixo do bordado, ou seja, no avesso. Sua função é amarrar os pontos , para que não se soltem e se formem da maneira correta. 
Esta linha trabalha enrolada (armazenada) em uma pequena bobina, conhecida tambem por “canelinha” em algumas regiões, de forma bem parecida como em uma máquina de costura.
O padrão utilizado na maioria das máquinas de bordado é a linha de bobina composta por 100% poliester , calibre 150 na cor branca. Geralmente vem em cones de 12.000 à 15.000 metros.
Para cerca de 99% dos bordados que voce for produzir, é esse tipo de linha que se deve utilizar na bobina (canelinha). 
Somente em bordados com técnicas diferenciadas, ou em alguns casos especiais vai precisar usar na  outro tipo de linha de bobina.

 

Linha de cima, a linha de bordado

A linha de cima é a que é responsável pela parte “visível” do bordado, a que costura os pontos que ficam aparentes no tecido e juntos formam as letras ou desenhos desejados.
Esta linha é posicionada na parte superior da máquina de bordado, passando por conduítes, furos guia, tensores reguláveis e estica fios, até chegar finalmente na agulha.
O tipo mais comum e mais utilizado, é a linha 100% poliester, trilobal, calibre 120, sendo uma linha com alto brilho e resistência, e vem geralmente em cones de 4.000 metros.
Existem centenas de cores disponíveis, sendo cada cor  identificada por números e cada fabricante possui a sua própria cartela de cores.
Para bordados comuns , com a aparência padrão de alto brilho, esta é a especificação de linha que voce deve usar.
Há tambem outros tipos de linhas especiais, estas para bordados com  aparência ou efeitos diferenciados.
Podemos citar algumas, como a linha de bordado metalizada, a linha de bordado para tingimento e linhas mistas (poliéster e algodão).
A linha metalizada possui brilho extra, com efeito metálico, e costuma ser utilizada em detalhes , ou em bordados que necessitam de acabamento especial.
Geralmente é composta por um núcleo de poliamida ou nylon, e coberta por um filamento de poliéster com pigmentos metálicos.
A linha para tingimento, é ideal para bordados em roupas 100% algodão a serem tingidas, sendo normalmente a linha na cor cru.
Composta totalmente em algodão, calibre 120 e após o tingimento da peça cria um efeito de “tom sobre tom” no bordado.
Por fim, as linhas mistas, que são compostas por núcleo de poliéster e revestidas de fibras de algodão. São linhas sem brilho, mais macias e suaves ao toque.
Podem ser usadas para criar um efeito artesanal ao bordado, fosco e mais rústico, geralmente no calibre 120, e em alguns casos, fios mais grossos combinados com pontos longos tambem podem ser utilizados.
 

Conclusão:

Como podem ver, é de total importância a escolha da linha certa para cada tipo de trabalho, de acordo com a aparência e o efeito desejado.
Existem muitas marcas e valores, o mais importante é utilizar uma linha de boa qualidade, para evitar surpresas desagradáveis na produção e na qualidade final do bordado.
Estamos à disposição para ajudar, qualquer dúvida entrem em contato por algum de nossos canais de atendimento.